terça-feira, 13 de julho de 2010

gravações na Africa do Sul

Malas e câmeras prontas embarcamos para um série de gravações pela Africa do Sul e Norte da Africa com os artístas Pregador Luo e Natiruts, respectivamente.

Desembarcamos em Joanesburgo, na Africa do Sul onde tudo começou e já nos deparamos com um clima de copa do mundo que ocorria e chegamos logo após a derrota do Brasil para a Holanda. Claro que quando nos perguntavam de onde éramos sobravam risos por saberem que estávamos em parte tristes com a derrota da nossa seleção, mas sobra admiração dos sul africanos pelo nosso time.

Devidamente instalados em um maravilhoso hotel, assim como tantos que são destaques na Africa do Sul, conhecida por ter os melhores hoteis do mundo, partimos para o Soweto, periferia, com o Donavan, nosso motorista. Alias, Don que figura! Nos trajetos cantava músicas religiosas e pirou quando colocamos o peso do rap do Pregador Luo, no carro. Ele balançava a cabeça e fazia gestos com o braço. Muito figura!


A vista do Soweto, do alto, não é das mais agradáveis. Vielas estreitas e muita pobreza no meio de uma africa do sul em grande parte muito desenvolvida. Em um determinado momento paramos o carro e caminhamos em direção a 03 crianças que jogavam bola. Começamos a gravá-los em em pouco mais de 2 minutos outras crianças vieram e virou umas 20 crianças, com pais, mães, avós, cachorros rsrs ou seja, virou festa!


Os com mais idade perguntavam; " - Gostam daqui??" Respondi; "Sim, amamos a Africa, vocês são muito semelhantes aos brasileiros pela sua cultura, calor humano e humildade". Senti que eles ouviam isso com emoção pois são um povo muito carente de atenção.

As crianças nos abraçavam e uma energia maluca estava no ar. Um rapaz chegou com bandeirinhas de vários paises em uma espécie de varal. Pronto! Estava armado um set "real" que será imagens do novo videoclipe do rapper Pregador Luo que chegou com seu coração no local e orou junto, e, para as pessoas do Soweto que ali estavam.


Particularmente, vivo nessa selva de pedras chamada são paulo , produções e mais produções e foi muito bom lembrar através desse povo do Soweto como é viver com o pé na rua, na terra e entre os vizinhos amigos e com tão pouco "materialismo" porém com tanta "riqueza" no espirito.

A equipe seguiu para a Cidade do Cabo, encontrar meu amigo e produtor Pisco Maurer, que trabalhou comigo anos na TV CULTURA e que mora na Cidade do Cabo. Pisco auxiliou nossa equipe que fechou as gravacões por lá nessa etapa pela Africa do Sul enquanto eu fui rumo ao Norte encontrar com o Natiruts e as 10 ilhas de Cabo Verde.

Agradecer também o profissionalismo e parceria do Pablo Marques, meu irmão e que foi fundamental nessa etapa, compondo a equipe e fortalecendo. Augustus!

Um comentário:

  1. Meu...muito lindo o clipe..mexe com a alma da gente..e ler a história do clipe me faz gostar dele mais ainda...vc,Luo e todos que participaram estão de parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir