terça-feira, 15 de junho de 2010

Spike Lee


Estava pensando nesse primeiro Post... tem que ser especial.

Está tocando "Lords of Brooklyn" no meu I_Tunes ... hmmm ... e me veio em mente falar sobre um cara que é infuência para mim e que admiro; Spike Lee.

Fiquei de cara quando o conheci em "Do the right thing_Faça a coisa certa", de 89. O filme que começa com a trilha sonora "Fight the Power", do Public Enemy e foi todo gravado pelo Brooklyn onde ele praticamente fixou suas raízes depois de migrar de sua terra natal Atlanta, sul dos EUA.

Mas nem pelas trilhas, participações especiais atuando em seus filmes ou pela forma como quebrou todos esteriótipos e rompeu os tabus sociais no cinema "Hollywoodiano", mas admiro a forma com que ele quebra e registra o negro, os latinos, mestiços com devida "alegria". Seja nos diálogos, nas roupas, nas cores exageradas, nos cabelos estilizados ou na classe como fotografa seus personagens. Faz qualquer locação "fria", como os guettos, ferverem em seu mundo onde todos tem direitos iguais independente de sua raça ou posição social. "Irmãos de Sangue" também é clássico desse grande diretor, produtor e roteirista, nessa vertente.

O Plano Perfeito, que é mais recente (2006), com os atores Clive Owen e o Denzel Washington, que quase mata a gente de aflição naquele sequestro de banco, já trabalhou mais a ação no urbano de Nova York. Aliás, Spike Lee + Denzel Washington só podia dar em filme bom. Malcom X foi um marco nesse encontro, onde pela primeira vez trabalharam juntos.

Fez videoclipes. Indo de Michael Jackson (Aquele gravado no Rio de Janeiro "They don't care about us"), que também é dele à "Kenye West" (É assim que escreve??).

Ele também fez curtas, publicidades para grandes marcas como Nike (Air Jordan) e tem também alguns documentários; 4 Little Girls é um destes, também indicado ao Oscar.

Shelton Jackson Lee, obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário